domingo, abril 10, 2005

Seleção Brasileira de 2002 - Penta Campeã

Até as eliminatórias, vários técnicos passaram pelo comando da seleção. Parreira,
Leão, Vanderlei Luxemburgo e finalmente Felipão.
A descrença era geral. Poucos acreditavam no sucesso da seleção. A discórdia popular e da imprensa era em relação a Romário. Vai ou não ser convocado para a copa? Felipão bateu o pé e disse não. Na seleção dele não havia lugar para o baixinho. Foi rejeitado. Romário era acusado de promover a desunião no grupo. Não gostava de receber ordens, nem de treinar com o grupo. Ninguem poderia ser estrela, somente ele.
A relação dele com a imprensa era tumultuada. Uns o odiavam e outros o idolatravam. Romário sempre foi arrogante, assim como Edmundo, o animal. E seu desempenho físico estava muito aquém de 1994, quando comandou a conquista do Tetra. Estava com 36 anos de idade.
Enquanto seus companheiros treinavam durante a semana, Romário era visto jogando Fut Volei nas areias da Barra da Tijuca. Lesionou sua panturrilha seriamente por insistir em jogar na areia. Frequentemente estava contundido e não se movimentava mais em campo. Ficava parado na frente, sem marcar ninguem. Aquela explosão de velocidade em direção ao gol, quando estava com a bola aos seus pés havia desaparecido.
O hobby do fut-volei e a falta de humildade decretaram de vez o fim de sua fase na seleção. Não fez falta.

A Copa da Coréia/Japão, foi a primeira a ser realizada no continente asiático.
Marcada por resultados surpreendentes, como as eliminações da então campeã França e da favorita Argentina na primeira fase, além de Portugal e a Itália nas oitavas de final, perdendo para a Coréia do Sul.
O time ficou no grupo mais fraco na primeira fase e foi beneficiado pela eliminação dos principais adversários que teria nos mata-matas: Argentina e França.
Ronaldo foi o artilheiro do Mundial com oito gols, e igualou Pelé em número de gols marcados em Copas - 12. O jogador só passou em branco nas quartas-de-final, contra a Inglaterra. Na final, foi o grande herói da conquista brasileira, ao marcar os dois gols.
Ronaldinho Gaúcho marcou um gol contra a Inglaterra que será difícil ou impossível ele mesmo repetir. A intenção dele era cruzar a bola. O goleiro foi surpreendido
O volante Emerson foi cortado da seleção na véspera da estréia na Copa. Motivo: luxou o ombro quando “brincava” como goleiro num treino recreativo.

Brasil: Marcos, Cafu, Lúcio, Edmílson, Roque Júnior, Roberto Carlos, Kleberson, Gilberto Silva, Ronaldinho gaúcho, Ronaldo, Rivaldo.
Reservas que atuaram no time titular: Juninho, Denílson, Belletti, Luizão, Edilson, Vampeta, Anderson Polga, Ricardinho, Kaká, Junior.

Campanha:
Brasil 2 x 1 Turquia
Gol: Ronaldo e Rivaldo

Brasil 4 x 0 China
Gols: Roberto Carlos, Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo

Brasil 5 x 2 Costa Rica
Luis Marin (contra), Ronaldo, Edmílson, Rivaldo e Júnior

Brasil 2 x 0 Bélgica
Gols: Rivaldo e Ronaldo

Brasil 2 x 1 Inglaterra
Gols: Rivaldo e Ronaldinho

Brasil 1 x 0 Turquia
Gol: Ronaldo

Brasil 2 x 0 Alemanha
Gols: Ronaldo

Nenhum comentário: