O Mundial de 1986 deveria ter sido realizado na Colômbia, que havia ganho o direito de organizar sua primeira Copa. Porém, em 1983, o governo colombiano decidiu boicotar o apoio à Federação Colombiana de Futebol, impossibilitando o país de abrigar o campeonato.
Às pressas, a Fifa teve que achar um substituto. Brasil, EUA, Canadá e México se propuseram. O governo brasileiro, em fins da ditadura disse não.Canadá e Estados Unidos acabaram preteridos por sua pouca tradição, e o México, organizador do Mundial de 1970, foi escolhido.
Pouco antes do início das eliminatórias para a Copa de 1986, o técnico Evaristo de Macedo foi dispensado da seleção, devido a maus resultados em amistosos. Telê Santana, que havia formado o grande time do Mundial anterior, mas que acabou fracassando, voltou.
Um episódio até hoje mal explicado marcou a preparação do Brasil. Jogadores teriam saído da concentração sem a permissão da comissão técnica e pulado o muro na volta. Telê Santana acabou cortando do grupo o atacante Renato Gaúcho, alegando indisciplina. O lateral-direito Leandro, por solidariedade ao amigo, desistiu de ir à Copa.
Estava no quarto e último ano da faculdade. Um dos jogos da primeira fase assisti em Paulínia.
A Unicamp tinha um convênio com essa cidade. A classe foi dividida em grupos de 8 alunos. Uma Kombi da faculdade nos levou e lá permanecemos uma semana, realizando tratamento odontológico em alunos de escolas públicas da primeira à quarta série, em um posto de saúde com auxiliares, vários equipos e alojamento também. Era bem estruturado.
De praxe, meia hora antes do jogo encerravam-se as atividades e como lá não havia TV, saímos a pé procurar um local para assistir. Ficamos todos num boteco.
Um gol marcante foi o do lateral direito Josimar. Até hoje, não vi ninguém fazer um gol como aquele.
Assisti o jogo contra a França na casa do Casale. Quanta gente ali. Quanta cerveja, quanto gritar e torcer. E veio a decepção novamente. Zico, que tinha acabado de entrar, bateu e perdeu o penalti quando o jogo estava empatado em 1 a 1. E na decisão por penaltis, Sócrates e Júlio César desperdiçaram para o Brasil e Platini perdeu sua cobrança.
Brasil: Carlos, Josimar, Júlio César, Edinho, Branco, Alemão, Sócrates, Júnior, Elzo, Muller, Careca.
Reservas que atuaram no time titular: Casa Grande, Silas, Zico, Falcão, Edson
Técnico: Telê Santana
Não me recordo do jogador Edson.
O destaque da copa foi maradona. Fez um gol com a mão contra a Inglaterra e no outro, driblou meio time inglês.
A final foi entre argentina e Alemanha. 3 a 2 para a argentina. Bi campeã.
Quem apitou o jogo entre argentina e Alemanhana foi Romualdo Arppi Filho. Arnaldo César Coelho havia sido o juiz na decisão da Copa da Espanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário