domingo, abril 24, 2005

Efeito Borboleta

Assisti hoje.
Cada vez que ele volta ao passado para consertar um erro, acaba provocando outro que muda toda a sua vida e de seus amigos.
Ao ler um diário que relata um evento qualquer do passado, o jovem Evan passa a revivê-lo. Desta forma modifica o futuro, ou melhor dizendo, cria um "novo" presente. O problema está em que devido ao 'efeito borboleta', cada vez que tenta melhorar as coisas modificando o passado, acontece tudo ao contrário.

Efeito Borboleta utiliza a idéia das realidades paralelas e acrescenta um dos preceitos da "teoria do caos", de que, por meio de um ato até insignificante (como por exemplo, o vôo de uma borboleta), grandes efeitos a longo prazo podem acontecer.
O filme é um daqueles 'divisores de águas': amado por uns e odiado por outros. Foi assim em Vanilla Sky e O Último Samurai - ambos com Tom Cruise no papel principal.

Diferente de algumas produções do gênero (De volta para o Futuro, Peggy Sue - Seu Passado a Espera ),que já experimentaram a receita do tema, The Butterfly Effect (nome original), apresenta-se coberto de seriedade.

Nenhum comentário: