quinta-feira, agosto 12, 2004

Teoria da origem cósmica:

A vida não surgiu em nosso planeta, mas chegou de algum lugar do universo a bordo de cometas, que colidiram com a terra, ou espalharam bactérias que encontraram aqui condições ideais para se reproduzir e evoluir.
A maior parte dos especialistas na evolução do planeta aceita a teoria que a vida surgiu a partir da transformação da matéria em vida - teoria da sopa primordial, na qual um oceano quente e rico em nutrientes teria originado as primeiras moléculas orgânicas, há 4 bilhões de anos.
A transformação de matéria inorgânica em microorganismos primitivos ocorreu há 4 bilhões de anos, época em que a terra era constantemente bombardeada por cometas. Coincidência?
Os cometas recolhem bactérias vivas em nuvens interestelares durante a formação das estrelas e planetas. Em sua fase inicial, os cometas possuem um núcleo líquido e morno que facilita a multiplicação de bactérias, que podem semear a vida em lugares como a terra.
Uma bactéria descoberta no estado americano do Novo México recentemente sobreviveu 250 milhões de anos dentro de um cristal de sal. Protegidas em pedras ou gelo, podem durar uma eternidade.
A teoria da origem cósmica é uma extensão da panspermia(sementes em todo lugar), defendida pelo filófoso grego Anaxágoras, onde o universo é um espaço cheio de vida. Uma galáxia grávida de vida cósmica.
Em 1976, na expedição Viking que foi a Marte, os pesquisadores descobriram indícios de vida microbial, mas a comunidade científica nunca levou a sério.
A recente descoberta,(além da água, um ótimo indicador de vida) de metano e hidrogênio na atmosfera de Marte, é também um indício de vida, mas a comunidade científica está procurando outras explicações, como atividade vulcânica. Estão com medo de descobrir outros tipos de vida.
Assim como não há provas empíricas da teoria da sopa, não há ainda, provas irrefutáveis da teoria cósmica. As pesquisas avançam nessa área. Por enquanto, a palavra final ainda pertence ao universo.

Nenhum comentário: