quinta-feira, janeiro 27, 2005

Maverick


Foi um fiasco nos EUA. Acho que para tentar minimizar o prejuízo, a Ford resolveu fabricar por aqui.
A frente era enorme, o banco traseiro era apertado, a visibilidade traseira era prejudicada porque o vidro era muito inclinado.
O motor de 4 cilindros era do antigo Jeep. Muito fraco para o peso do carro.
A distribuição de peso não era boa. Muito pesado na frente e leve atrás. Saía muito de traseira.
Depois vieram mais 2 motorizações: 4 e 6 cilindros. Era beberrão.
O design era de carro esportivo, diferente de todos os nacionais da época.
Tinha 13 anos quando meu pai comprou um. Era amarelão, impossível passar despercebido. Era um 4 cilindros com comando de válvulas no cabeçote e correia dentada.
Fomos viajar com ele para Mato Grosso do Sul. Pegamos uma estrada de terra com chuva. Além da traseira ser muito leve, a tração também era traseira. O carro não andava em linha reta. Ziguezagueava para a esquerda e direita. Não deu outra. Rodamos e fomos parar na beira de um barranco. O lado do motorista ficou encostado no barranco enroscado nos fios de arame farpado que cercava uma propriedade. Não dava para sair sem ajuda. Logo passou um caminhão cheio de gente na carroceria. Só assim, com uns 10 peões empurrando a barca para sair de lá. Eu e meus irmãos ajudamos a empurrar. A estrada era um lamaçal só, de terra fofa. Ficamos com barro até o joelho. Mas o pior não era isso.
Depois que o motor atingia a temperatura normal de trabalho, se desligasse a chave e logo depois desse a partida de novo, o sistema elétrico entrava em pane. Era como se a bateria se esgotasse. Só empurrando que ele pegava.
Ninguem descobriu o defeito. Diziam que era erro de projeto.Eu e meus irmãos cansamos de empurrar o Mavericão. Foi vendido com esse defeito. Coitado do comprador. Perdeu até a amizade com meu pai por causa desse carro.  Posted by Hello

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