terça-feira, janeiro 18, 2005

Células Tronco

As avós e bisavós de antigamente sempre falavam para as moças que tinham algum pequeno problema crônico de saúde:
- "Quando casar, sara". E sarava mesmo.
E ficou por isso mesmo durante muito tempo, sem resposta para essa questão. Finalmente, a ciência descobriu porque algumas mulheres, após a gravidez, são outras.
As que tinham rinite alérgica, por exemplo. Depois do nascimento do bebê, a alergia desaparecia por completo. As de meia idade notaram um rejuvenescimento da pele.(a descarga hormonal também ajuda neste aspecto)
Não é regra, mas muitas gestantes se beneficiam com a tranferência de células do embrião para a circulação sanguínea corporal. Não se sabe como nem porque as células tronco do embrião migram a algum órgão ou tecido doente, e dentro do limite possível de atuação, reparam as células.
As células tronco estão revolucionando a medicina. Paraplégicos estão andando, diabéticos, leucêmicos e portadores de esclerose multípla estão respondendo ao tratamento de maneira surpreendente. A medicina não conseguiu ainda elucidar todo o complexo processo de reparação celular, mas os tratamentos alternativos com esses doentes estão dando certo. Sorte dos pacientes que aceitaram esse tratamento alernativo, contribuindo para o avanço nas pesquisas.

Um comentário:

Grumpy Old Man disse...

Ainda não aconteceu isso. É possível no futuro, mais estas milagres atualmente são esperanças, não realizações.

Haverá tambêm questõs morais. Pelo menos, assim penso eu.