As montadoras investiram 30 bilhoes de dolares nos ultimos anos, apostando num volume de vendas no mercado interno que não se concretizou.
O custo de produzir um carro no Brasil e’ alto porque o governo não reduziu a carga tributaria, o real esta desvalorizado, o euro mais caro ainda que o dolar(1 euro compra 1,30 dolar), o mercado encolheu, as taxas de financiamento são proibitivas e o poder aquisitivo do consumidor diminuiu. A combinacao desses fatores priva o brasileiro de boas opcoes disponiveis na Europa
A grande concentracao de vendas são os segmentos de entrada( carros 1.0) e ainda assim, a maioria financiados.
As filiais brasileiras não geram recursos internos e não recebem mais grandes investimentos das matrizes.
O pouco que recebem e’aplicado em projetos acessiveis ao potencial de compra no pais. Desenvolvem produtos variados com a mesma plataforma compacta, como por exemplo o Fiesta e o Ecosport, Meriva e Montana.
Resumindo, os carros europeus não chegam aqui porque o investimento seria alto demais para um volume de vendas muito baixo.
Quem nao se contentar com Toyota, Honda e Astra, que va' morar na Alemanha. Por enquanto, e' assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário