São todas substâncias que diminuem o gasto energético do organismo, poupando proteína e glicose, proporcionando acúmulo deles no organismo.
O GH(hormônio do crescimento) e o DHEA(hormônio da juventude), produzidos naturalmente pela hipófise e glândula supra-renal, aumentam o nível de testosterona no organismo e acredita-se que tem efeito antienvelhecimento.
A produção natural de testosterona cai muito e pode chegar a zero quando os receptores proteicos reconhecem a presença no sangue de esteróide artificial. Quando a utilização é interrompida, a produção recomeça, só que com intensiddade menor.
Conforme a idade avança, os níveis dessas substâncias caem cada vez mais. Em experimentos com idosos, a reposição com GH trouxe melhoras como ganho de massa, perda de gordura e na pele. Porém, as pesquisas associam o GH com hipotireoidismo, crescimento do coração, alguns tipos de câncer, alargamento da próstata, arritmia, hepatite, atrofia dos testículos, aumento da PA, cáculo renal,insônia e acnes.
A reposição hormonal só é indicada quando os níveis no sangue estão aquém do normal.
Se não fosse por esses efeitos colaterais, o GH e o DHEA seriam as fontes da juventude.
As drogas mais procuradas hoje são o DHEA e a Androstenediona. São derivadas da testosterona. Promovem ganho de força, perda de peso. Muito usado por esportistas. O efeito é rápido e potente. Mas pode matar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário