quinta-feira, setembro 02, 2004

Valorização

Não sei se acontece em outras profissões.
Aqui são raras as pessoas que valorizam seu trabalho. Dificilmente alguém reconhece o esforço, os anos de estudo em período integral, para poder se formar e exercer a profissão, assim como para se manter atualizado, reciclando-se através de congressos e cursos.
Já ouvi paciente reclamando que acha caro uma limpeza nos dentes por 50,00 reais. Mas não acha caro pintar o cabelo por 60,00 reais, ou um biquini custar 80,00 reais.
O que interessa para o paciente é o preço. Se você é dedicado ou não, se faz atualizações ou não, não importa. Ele quer um bom tratamento, mas barato. Já cansei de dizer a eles que o barato sai caro. Principalmente ortodontia. Há várias clínicas cuja manutenção não cobre nem bem os materiais utilizados. Colocam braquetes de baixa qualidade, assim como os arcos e acessórios. Coloquei aparelho em várias pessoas que foram nessas clínicas. Todas foram até lá atraídas pelo preço, não pelo profissional. Há algumas clínicas cujo atendimento ao paciente de ortodontia é feito pela auxiliar. O Ortodontista responsável nunca estava.
Para se montar a aparelhagem fixa nos 2 arcos, demoram 6 meses. Se a previsão de duração do tratamento é de 2 anos, no mínimo eles enrolam o paciente por 4 anos.
Recentemente instalei um aparelho fixo em uma paciente que ficou 6 anos e o problema não foi resolvido. Nem o aparelho inferior montaram. E ela pagando.
Ou há muita gente ingênua neste país que acredita que o "barato é bom", ou o brasileiro parece que gosta de ser enganado, ou não sabe os seus direitos ainda como consumidor.
Refletindo sobre esta questão, cheguei ao consenso final: a razão é o excesso de profissionais na área. Os pacientes são apenas vítimas desse processo. Faculdades particulares péssimas. Há algumas em São Paulo que oferecem curso noturno. O aluno sai formado sem fazer sequer um canal de molar. Não há emprego para dentistas. Então, quando a oferta é maior que a procura, caem os preços e também a qualidade. É o que acontece no momento. E a reversão do quadro atual está distante.

Nenhum comentário: