quinta-feira, setembro 09, 2004

Motor Wankel ou Rotativo



Foi inventado pelo alemão Felix Wankel e atualmente equipa o Mazda RX-8.
Trata-se de um motor totalmente diferente dos tradicionais. Os pistões são triangulares e, ao invés de subir e descer, giram. O motor possui as 4 fases de um motor convencional - admissão, compressão, expansão e exaustão com a diferença que as 3 primeiras fases ocorrem simultaneamente. Não é turbinado.
O motor que equipa esse Mazda é apenas um 1.3 litros com 2 pistões rotativos e desenvolve absurdos 238 cv a 8500 rpm. Um moderno 1.3 convencional desenvolve no máximo 80 cv. Não tenho dados sobre durabilidade, nem de manutenção desse motor. Se ele equipa pouquíssimos modelos( que eu saiba, só Mazda), é porque a relação custo benefício não deve ser favorável.
Um motor convencional como o do Golf GTI 1.8 turbo 20 válvulas desenvolve 180 cv. O Marea turbo, 182cv.
Para desenvolver mais de 200 cv, é necessário ser um 3.0 litros e ter 6 cilindros ou ser um 2.5 com turbo. Para efeito comparativo, o BMW 330i, 3.0 com 24 válvulas, desenvolve 230cv. Custa aqui 254 mil reais.
Esse Mazda custa nos EUA 34 mil dólares. Uma pechincha.
Esse motor é animal!

 Posted by Hello

Nenhum comentário: