sexta-feira, agosto 24, 2012

TCC de Jornalismo

A tese de conclusão de curso da Letícia é sobre a árvore genealógica da família Greco, cuja origem e sobrenome eram imprecisos. Depois de pesquisas de campo e muitas ligações para embaixadas e portos de navios finalmente conseguiu decifrar os documentos antigos que restaram de meu avô, já que estavam escritos em russo da segunda década do século XX.
Nosso sobrenome correto é Grek e até o nome de minha avó não era Eugênia, mas Evfrossinia. O erro ocorreu porque quando aportaram no Brasil, vindo da Bessarábia, atual Romênia, ninguém entendia o que falavam e os documentos saíram com nomes que soaram mais próximo do que os agentes de imigração puderam entender. Não sei bem direito até hoje e ninguém da família sabe explicar porque os documentos de indentidade da cidade natal na Bessarábia foram quase todos destruídos. Sabemos que fugiram da revolução russa de 1917 e lá eram donos de imenso latifúndio com muitas posses. Quando a revolução eclodiu, tudo foi confiscado e fugiram. Provavelmente foi por medo de serem descobertos  e deportados, vai saber...
Ainda falta muito, mas é um começo. Onde estarão hoje os parentes? Na rússia, na Romênia? Só com muita pesquisa, tempo e dinheiro para finalizar a árvore.


Nenhum comentário: