Para mim, os exames cardiológicos precisam ser aprimorados. Problemas no coração não estão sendo detectados pelos métodos tradicionais e consagrados como o eletrocardiograma, o ecocardiograma, o teste da esteira, o holter e outros.
Mais e mais homens aparentemente saudáveis na faixa dos 50, que fazem exames cardiológicos preventivos estão morrendo de infarte fulminante do miocárdio.
O mais recente foi sábado. Saiu até no Fantástico( não por causa da doença em si, mas porque o cara estava envolvido na máfia das ambulâncias).
O dono da cicat, abel pereira, de 51 anos, morreu jogando futebol. Fazia isso todo final de semana. O cara se cuidava, não fumava nem bebia. Uma semana antes esteve no Incor em sampa e fez seus exames cardiológicos de rotina e estava tudo normal.
No Cristóvão, ano passado, aconteceu a mesma coisa com uma cara da mesma idade.
E jogadores de futebol que morreram em campo?Como explicar o infarto se os exames não mostraram nenhuma anormalidade? Deveria haver um exame não invasivo que pudesse verificar a luz das artérias se estão ou não com depósitos de gordura em suas paredes.
Por enquanto não existe, só cateterismo mesmo.
O negócio pelo jeito é não fazer muito esforço físico após os cinquenta anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário