domingo, setembro 10, 2006

Censura não


Sarnei quer mandar no Amapá como fazia no Maranhão mas está encontrando resistência dos jornalistas.
Mandou o UOL tirar do ar o blog da jornalista Alcinéa Cavalcante e de sua irmã, Alcilene Cavalcante( tinha o blog Repiquete).

---------------------------------

Jornalistas amapaenses perseguidos, censurados e processados por Sarney em menos de um mês.
Humberto Moreira e Domiciano Gomes (apresentadores do programa Ciranda Matinal, na rádio Equatorial FM).

Correa Neto (www.correaneto.com.br).

Chico Terra (www.amapabusca.com.br).

Ray Cunha (assina a coluna Enfoque Amazônico no www.abcpolitiko.com.br) e o jornal Folha do Amapá (www.folhadoamapa.com.br).
-------------------------------------------------------------------
Está fazendo o maior sucesso o vídeo Sarney, o caçador de blogs.

Se você ainda não assistiu, vai correndo no Blog do Spyk.

O link é esse http://blogspyk.blogspot.com/2006/09/sarney-x.html
----------------------

A TESOURA DE SARNEY CONTINUA AFIADA MAS A GENTE NÃO DESISTE

O texto abaixo é do jornalista Corrêa Neto, foi publicado no site www.correaneto.com.br e reproduzido no jornal Folha do Amapá (www.folhadoamapa.com.br) Sarney não gostou e mandou meter a tesoura.

E conseguiu tirar o texto dos dois sites.

"Macaco aperreado come pimenta

Não tenho certeza de que é um dito amazônico, mas se é já passou a ser domínio público nacional, que diz macaco aperreado come pimenta. Político também. Político aperreado perde o senso do ridículo e faz coisas do arco-da-velha, até aceitando descer das tamancas e calçar a sandália da humildade.

É o que está acontecendo com o senador José Sarney, que por duas vezes se elegeu senador pelo Amapá passando três ou quatro vezes por aqui, por ano, morando no Maranhão e Brasília, sem fazer qualquer tipo de concessão aos mais pobres, mantendo a pose do terno bem cortado, cabelos com gomalina, sapatos reluzentes e talvez até um banquinho escondido para se manter sempre acima das cabeças dos que formam a plebe ignara, nós, o povo.

E podem acreditar! Sarney foi visto ensaiando passos de marabaixo. Que vexame. Sarney, que nunca jogou dominó na calçada do cemitério, nem na frente da casa do Paulino Ramos. Não saiu na Banda nem sentou à mesa de um quiosque da Beira-Rio para ser aporrinhado por algum maluco surdo, tocando brega no mais alto volume no som do carro. Sarney que nunca desfilou na barca do Piratão nem foi a uma domingueira na Boêmios do Laguinho, está ensaiando marabaixo. É, o velho coronel nordestino está mesmo muito aperreado.

Quem quiser acreditar em 50% das intenções de votos pode, como pode acreditar em Papai Noel, nos duendes da Xuxa e coisas semelhantes. Se estivesse com essa folga toda, Sarney não estaria descendo em baixadas, abraçando gente pobre, suada, carregando crianças, fazendo coisas que ele nunca fez, pelo menos aqui. A vaidade de Sarney, que é imensa, do tamanho da mediocridade e da subserviência que a alimenta, não permitiria.

Mas isso é muito bom. Sarney ainda tem muita coisa para aprender e certamente não vai ter tempo, agora, para todas as lições e, ainda que venha a se eleger mais uma vez, vai lembrar de uma lição que um verdadeiro estadista deixou quando disse: é possível enganar a muitos por muito tempo e todos por algum tempo, mas é impossível enganar a todos por todo o tempo."

É por isso que eu continuo dizendo: Xô Sarney!

Já são mais 600 páginas na internet enxotando o sarney.
Por Alcinéa Cavalcante

-------------
Da coluna da Cora Ronai, hoje.

O senador José Sarney é tão querido pelo povo do seu estado, o Maranhão, que se elege pelo... Amapá! Ou -- Deus é grande -- se elegia. Pois acaba de dar um tiro e tanto no pé: pediu, e a justiça eleitoral do estado lhe concedeu, a retirada de seis posts do blog de Alcinéa Cavalcante. Muito solícito, o UOL nem esperou que ela retirasse os posts do ar, e cassou-lhe o blog.

A irmã de Alcinéa, Alcilene, também tinha um blog, também retirado do ar pela jurássica atitude do PMDB. Mas Alcinéa é dura na queda e já está com um novo blog, em alcineacavalcante.blogspot.com. A truculência de que foi vítima está correndo mundo em blogs, fotologs, flickrs, emails..

Esta é a beleza da internet: pela primeira vez na História, um cidadão comum pode gritar tão alto quanto os poderosos. Ainda que Sarney consiga encontrar um meio de calar de vez a valente Alcinéa, como fará para calar as centenas de blogs que, a essa altura, reproduzem seus posts? Como poderá impedir a circulação dos milhares de emails que comunicam a meio mundo como se porta um dos próceres da república?

O problema do senador é que ele acha que o Amapá fica no fim do mundo e que lá ele pode se portar, hoje, como se portava no Maranhão há 50 anos. Mas aprenda, senador, e se possível ensine também a seu dileto discípulo do Planalto: lugar nenhum fica mais no fim do mundo quando há um telefone, um computador e uma voz disposta a denunciar arbitrariedades

Nenhum comentário: